Entrega de uniformes será feita de forma gradual (Foto/Divulgação/PMU)
Distribuição de kits escolares deve ser realizada aos alunos da rede municipal logo no retorno às aulas em fevereiro, mas a entrega dos uniformes está prevista para se estender até o fim de março do ano que vem.
Em entrevista à Rádio JM, o secretário municipal de Educação, Celso Neto (PP), explicou que os processos licitatórios já foram concluídos e os contratos com os fornecedores estão assinados. Segundo ele, a empresa responsável pelos kits escolares começou a entregar o material na última semana e os itens agora serão organizados para envio às unidades escolares e entrega aos alunos na volta às aulas em fevereiro.
Em relação aos uniformes, o titular da pasta posicionou que o contrato foi assinado este mês e a nota de empenho, já emitida, para dar segurança à empresa para começar a produção em janeiro. Do contrário, a confecção das peças corria o risco de atrasar.
Mesmo assim, o secretário manifestou que, devido ao recesso de fim de ano, o fornecedor só deve começar a enviar as primeiras peças a partir da segunda quinzena de janeiro. “O setor têxtil tem um período de férias coletivas de 28 de dezembro até 10 de janeiro, nacionalmente. Não tem como fazer aquisição de malhas para confecção dos uniformes antes de 15 de janeiro”, salientou.
Considerando o calendário, o secretário afirmou que um cronograma foi elaborado com a fabricante, que é uma empresa de Uberaba, e a perspectiva é que a entrega dos uniformes comece na primeira semana de fevereiro. A logística de distribuição para as escolas está prevista para ser concluída na segunda quinzena de março em 100% da rede municipal. “Até 30 de março todas as crianças estarão com uniformes”, disse.
Assumindo recentemente o comando da Educação, Celso também informou que pretende fazer mudanças no trâmite para compra dos uniformes nos próximos anos. Segundo ele, a intenção é realizar a licitação para as peças a serem distribuídas em 2024 ainda no primeiro semestre do próximo ano.