O presidente eleito do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba), Luiz Carlos dos Santos, tem como meta manter o diálogo aberto com a Prefeitura e a Câmara acerca das reivindicações da categoria. Em entrevista à Rádio JM, o sindicalista ressaltou que também deverá atuar em relação às denúncias de assédio moral.
Para a negociação com o Poder Público a partir do próximo ano, Santos destacou que irá formar uma comissão com servidores que atuam na elaboração da lei orçamentária para discutir o percentual que irá para a folha de pagamento, já que este é definido com um ano de antecedência. “Quando sentávamos com o prefeito, ele não tinha muito o que fazer para avançar na pauta, porque o índice de reajuste já estava previsto na legislação. Com a prefeita, pretendemos mudar essa situação para os próximos anos”, destacou.
Questionado, o presidente eleito adiantou que o aumento no valor do tíquete-alimentação do funcionalismo está no radar. “Tudo que for possível para melhorar para o servidor nós vamos buscar. Nós vamos batalhar sim. Mais importante que isso é o índice no salário. Você tem um reajuste no tíquete e uma vez ou outra, por algum motivo, pode perdê-lo”, posicionou.
O sindicalista ainda citou que há rumores sobre o pagamento de abono para a categoria no fim deste ano, porém argumentou ainda não ter conhecimento se essa informação é real.
Além das tratativas para recomposição salarial, Santos declarou que também pretende atuar em relação aos diversos casos de assédio que têm pipocado na administração. “Temos muitas demandas que precisamos correr atrás. Acredito que, com o diálogo respeitoso, vamos avançar muito. Inclusive, nesta questão de assédio moral, que é grave, e o gestor, que está lá em cima, nem sempre vê a realidade como ela acontece”, disse.
Luiz Carlos dos Santos volta à presidência do SSPMU em 2025 e credita a eleição ao trabalho prestado anteriormente. “A gente nunca acerta 100%. Tivemos muitos erros, mas aprendemos com eles. Tanto é que tivemos bastantes avanços: plano de saúde, plano de carreira, estruturamos o sindicato com três consultórios odontológicos”, finalizou.