Em entrevista à Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo garantiu que metade do recurso já está assegurada e a iutra parte do financiamento deve ser acessada pelo Executivo em 2026
O antigo prédio do Jockey Club, no Centro de Uberaba, ainda deve ser transformado em um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo as forças de segurança e setores operacionais do Município. O prédio foi repassado à Prefeitura de Uberaba ainda durante o governo de Paulo Piau e, a princípio, seria usado para quitação de débito do Município com o Instituto de Previdência dos Servidores. Contudo, a medida não se efetivou. Em 2022, a prefeita Elisa Araújo (PSD) declarou que o prédio seria utilizado para a Segurança Pública, o que permanece ainda como apenas expectativa por parte da população.
Contudo, 2026 deve ser o ano da virada para o imóvel, que já foi um dos mais icônicos de Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (PSD) afirmou que metade dos recursos necessários para viabilizar o projeto já está garantida e que a Prefeitura trabalha para assegurar o restante do financiamento no próximo ano.
Segundo a prefeita, o projeto prevê a concentração de diferentes áreas operacionais em um único espaço, o que deve otimizar a atuação do poder público. “Será um centro operacional onde todas as forças de segurança vão atuar de forma conjunta. Podemos levar posturas, o trânsito e outras estruturas para aquele prédio”, explicou.
Além da função voltada à segurança, a proposta contempla a reativação do complexo esportivo existente no imóvel. De acordo com a prefeita, a área será utilizada como espaço de treinamento da Guarda Civil Municipal (GCM), mas também ficará aberta para atividades esportivas da comunidade.
“O prédio já tem um projeto e metade do recurso garantido. Estamos buscando a outra metade, e acredito que no próximo ano a gente consiga acessar esse recurso, para fazer um centro integrado de comando e controle onde todas as forças de segurança vão atuar de forma conjunta. É uma posição estratégica, porque a movimentação lá no centro é de Uberaba inteira; tem uma boa circulação de pessoas, principalmente em dias de pagamento”, destacou Elisa.
A proposta de destinar o prédio do Jockey à Segurança Pública não é nova. Em 2022, a Prefeitura já havia anunciado a intenção da Segurança Pública ocupar o local, além da revitalização do complexo esportivo, mas o projeto não avançou a época. Nesse período, o imóvel permaneceu fechado e passou a ser alvo recorrente de reclamações da população, principalmente pela falta de manutenção.
Mais recentemente, o prédio chegou a ser cogitado como alternativa para a instalação de gabinetes da Câmara Municipal. A prefeita, no entanto, reafirmou que a prioridade do Executivo é transformar o espaço em um centro operacional de segurança, ressaltando, ainda, que a ocupação do prédio do Jockey está alinhada à valorização do patrimônio histórico do município, ao mesmo tempo em que projeta novas funções para a região central da cidade