Fernando Mendes assumirá em janeiro, substituindo Ismar Marão (Foto/Jairo Chagas)
Mudança no horário das sessões plenárias será colocada em pauta pelo novo presidente da Câmara Municipal, Fernando Mendes (MDB). O assunto não chegou a ser discutido com os demais vereadores, porém o parlamentar declarou que pretende fazer uma reavaliação sobre as reuniões no período noturno.
Mendes ponderou que, durante o primeiro mandato na Câmara Municipal, pôde observar o funcionamento das sessões no período da manhã, e agora ter a experiência do horário noturno. Segundo o parlamentar, havia um entendimento inicial de que a realização das sessões à noite permitiria uma maior participação popular, mas ele avalia que isso não se confirmou na prática.
Com isso, Mendes confirmou que pode voltar a discutir a questão do horário das sessões com os demais vereadores e, também, consultar a comunidade sobre o tema para definir como será o funcionamento a partir do próximo ano. “Vamos ver o que fica melhor administrativamente e o que atenderá mais a população”, disse.
Até o início de 2021, as sessões da Câmara Municipal eram realizadas pela manhã. A mudança para o horário noturno foi aprovada em fevereiro do ano passado. A situação, inclusive, resultou em dias em que os vereadores foram até por volta da meia-noite na discussão de projetos.
Na leitura do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde, os parlamentares passaram a madrugada em plenário e só encerraram a reunião na manhã seguinte.