Encerrado o processo eleitoral deste ano, a quantidade de eleitores filiados já apresentou queda de 0,75% em Uberaba. Na preparação para o pleito em abril, 28.056 pessoas pertenciam a alguma sigla. Agora em novembro, o número de militantes partidários é de 27.846, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mesmo com a retração pós-eleição, o total de eleitores cadastrados a partidos políticos na cidade está levemente maior do que no fim do ano passado. Em dezembro de 2023, Uberaba tinha um total de 27.543 eleitores filiados.
Maior partido da cidade, o MDB foi a sigla que perdeu mais filiados no intervalo analisado. Ao todo, 92 pessoas deixaram os quadros da legenda entre abril e novembro deste ano.
O União, que é atualmente o segundo maior partido em Uberaba, também perdeu filiados no período, mas em menor escala: apenas 26 eleitores saíram da sigla.
Por outro lado, entre os partidos que se fortaleceram ao longo do ano, estão o PL e o Novo. Ambos conseguiram ampliar o número de filiados entre abril e novembro deste ano.
No caso do PL, o quadro era formado por 1.762 filiados em abril. O total subiu para 1.824 pessoas cadastradas no relatório de novembro. Mesmo com o crescimento, a sigla se manteve como a quinta com maior militância em Uberaba e ainda não conseguiu ultrapassar o PRD.
Já o Novo aumentou o número de filiados de 131 para 190 filiados ao longo do ano, ficando quase empatado com o PRTB.