Unidade básica de saúde do bairro Residencial 2000 passará a ter atendimento noturno a partir de segunda-feira (7), passando a ser a décima UBS com expediente ampliado em Uberaba.
Enquanto as outras nove unidades tiveram o horário de funcionamento estendido até 22h, a UBS do Residencial 2000 ficará aberta apenas até 20 horas. A nota distribuída pela Prefeitura ontem não esclareceu os motivos para a diferença no bairro.
O texto apenas informa que a ampliação do horário de atendimento no Residencial 2000 tem o objetivo de melhorar o acesso da comunidade aos serviços de saúde ofertados na rede pública de saúde.
A UBS do bairro conta com duas equipes de Estratégia de Saúde e uma população cadastrada de oito mil pessoas.
A unidade básica do Residencial 2000 é a primeira anunciada este ano para ter o horário de atendimento ampliado. Em 2024, três unidades começaram a funcionar no período noturno: USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi), UMS Maria Tereza de Freitas (bairro de Lourdes) e UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro).
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau, com a abertura de seis postinhos até as 22 horas: UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Nossa Senhora da Abadia (Abadia); UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício); UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).