Se nos três cenários estimulados do levantamento ContraPonto/Jornal da Manhã o vereador Almir Silva (PR) sai na frente na disputa para a Prefeitura de Uberaba, na pesquisa espontânea ele também obteve a preferência do eleitorado. O republicado conquistou 10,2% das intenções de voto, mas na sua cola aparece o atual prefeito, Anderson Adauto, com 9,4%. AA não pode mais disputar o cargo, já que cumpre seu segundo mandato consecutivo, mas, conforme análise do diretor do Instituto ContraPonto e gestor de pesquisa, Luciano Julusi, esse resultado mostra a influência que o peemedebista terá no processo eleitoral de 2012.
Na sequência do nome do prefeito vem o de Tony Carlos, com 4,9%. Fahim Sawan e Antônio Lerin obtiveram 4,1%, cada, da preferência do eleitor, seguidos por Paulo Piau, 3,7%; Marcos Montes, 2,5%, e Marilda Ribeiro Resende, 1,4% Outros dez nomes não atingiram um ponto percentual.
Julusi pondera que o cenário real de avaliação a ser considerado neste momento é o espontâneo, e que os principais nomes até agora apresentados estão tecnicamente com o mesmo potencial. Os dados mostram cinco situacionistas e três opositores, outro indicativo – avalia – favorável ao prefeito, “mesmo que o candidato escolhido por ele não seja um dos aferidos”. Ainda conforme o gestor de pesquisa, no levantamento estimulado, as hipóteses apresentadas apontam o mesmo direcionamento, no qual situação e oposição cristalizam seus votos nos nomes apurados na pesquisa espontânea.
Para Julusi, o resultado indica que Uberaba terá, novamente, uma eleição polarizada caso os principais grupos políticos do município cheguem a um consenso quanto a quem irá se candidatar. Ele não descarta, porém, a possibilidade de haver segundo turno.
Também nesse levantamento, o número de votos em branco/nulos é grande, correspondendo a 30,7% dos 488 eleitores entrevistados, sendo que 24,6% não sabem em quem votar ou não opinaram.