DEFININDO

Prefeitura não desiste de implantar asilo público em antigo motel

Adequações no imóvel para abrigar o serviço já estão praticamente prontas

Gisele Barcelos
Publicado em 25/01/2025 às 17:16
Compartilhar
Imóvel do antigo motel no Parque das Gameleiras, que está passando por adequações para abrigar o asilo público (Foto/Reprodução)

Imóvel do antigo motel no Parque das Gameleiras, que está passando por adequações para abrigar o asilo público (Foto/Reprodução)

Prefeitura não desistiu de implantação de asilo público municipal em prédio de antigo motel no Parque das Gameleiras. A informação é do novo secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, ressaltando que o desafio no momento é definir o melhor modelo de gestão para a unidade. Por enquanto, não foi anunciada data para a entrada em funcionamento do serviço.

Em entrevista à Rádio JM, o titular da pasta afirmou que a consolidação da Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) foi uma diretriz dada para a prefeita Elisa Araújo (PSD) ao assumir o cargo. Segundo ele, as adequações no imóvel para abrigar o serviço já estão praticamente prontas.

O secretário também ponderou que já existe a garantia de recursos para a compra dos móveis para concluir a estruturação da unidade. “Tem ainda um investimento do Ministério Público em mobiliário de quase R$1 milhão que está para assinar o contrato entre janeiro e fevereiro [para o repasse da verba]”, acrescentou.

Em paralelo, o titular do Desenvolvimento Social posicionou que estudos estão sendo feitos para definir o melhor modelo de gestão para a ILPI municipal. “Não podemos abrir lá, estragar uma cama e a gente não saber como fazer a manutenção. Demorar três meses para resolver”, argumentou.

Questionado se a gestão pode ser entregue à iniciativa privada por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), o secretário posicionou que é uma das alternativas em estudo. Porém, ele acrescentou que não está descartado um modelo de gestão 100% pela Prefeitura, um formato de coparticipação com o terceiro setor ou até uma administração repassada integralmente ao terceiro setor.

Segundo Neri, o crescimento da expectativa de vida e as despesas para manutenção são fatores que precisam ser levados em consideração para definir a forma de gestão. “A expectativa de vida está alta e a tendência é que as pessoas continuem lá por muito tempo. E o que vai acontecer com relação a custos? A complexidade [dos cuidados e serviços necessários] vai aumentando e os custos, também”, ressaltou.

O projeto de criação do asilo público foi anunciado no fim de 2022 e a expectativa inicial era a abertura do serviço no ano passado, o que não se confirmou. O lar de acolhimento da Prefeitura terá capacidade para abrigar até 82 idosos. A ocupação deverá ocorrer de maneira gradativa até atingir a lotação total.

No local, serão atendidos idosos em situação de vulnerabilidade, pois, apesar das parcerias com instituições do terceiro setor, a capacidade não é suficiente para atender a toda a demanda e existem pessoas aguardando vagas para acolhimento em instituições de longa permanência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por