A partir de hoje o Programa Social de Apoio e Atendimento a Criança e ao Adolescente (Probem), inicia as comemorações em torno de seu 17º aniversário. O programa, que oferece oportunidades de inclusão no mercado de trabalho para jovens, traçou uma programação de palestras que vão até 29 de abril.
As palestras abordam temas como saúde no trabalho, fraternidade, ética e empreendedorismo. A diretora, Maria Aparecida Ferreira, conta que no último dia haverá apresentação do grupo ProDance, formado por integrantes do Probem. Para ela, a semana será uma reflexão sobre os trabalhos. “Nós queremos mostrar a importância da adolescência não só para a sociedade, mas para eles mesmos. Teremos discussões sobre drogas, sexualidade, e sobre a questão do profissional exigido hoje para atender ao mundo do trabalho”, afirma.
A diretora também faz um balanço sobre as, quase, duas décadas do projeto e o crescimento dos que passam pela experiência. “Os adolescentes têm uma visão futurista. A maioria está entrando na faculdade, passando em boas colocações no vestibular, fazendo idiomas, e sendo contratados pelas próprias empresas. Este é o objetivo do programa, preparar para o mercado de trabalho sem tanta dificuldade”, alega a diretora.
Até agora, quase 500 jovens foram contratados por meio do Probem, que trabalha com pessoas entre 14 e 18 anos, em experiência que já dura dois anos. Em 2011, 234 foram preparados e encaminhados para as 178 empresas parceiras, incluindo 17 secretarias municipais.