Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, apresentou ontem a deputados estaduais proposta de ampliação do Samu em Minas (Foto/Luiz Santana)
Em sabatina na Assembleia Legislativa ontem, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, assegurou para 2023 a implantação do Samu regional Triângulo Sul. O projeto é discutido há sete anos, mas até o momento apenas o resgate aéreo se concretizou na região.
Durante a reunião com os deputados estaduais, Baccheretti apresentou a proposta de ampliação do Samu e informou que o serviço deverá chegar a todas as regiões do Estado em 2023. Segundo ele, o programa já cobre a maioria de Minas Gerais, porém agora entrou na fase final de implantação nas regiões Macrocentro e Triângulo Sul.
A expectativa é que o Samu Regional Triângulo Sul entre em funcionamento no primeiro semestre de 2023. Os detalhes para a implantação do serviço na região foram tratados com equipe do governo estadual em setembro.
Conforme o cronograma acertado, até o fim deste ano, o Cistrisul (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Triângulo Sul) publicará os editais para a contratação de pessoal e, também, dará início aos processos de compra de medicamentos e insumos para o início da operação.
Em contrapartida, o Estado também dará andamento à aquisição das ambulâncias para colocar o Samu em funcionamento nas cidades do Triângulo Sul.
O projeto foi dimensionado com o aporte de 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado para um atendimento adequado a uma população estimada em mais de 700 mil pessoas, em 26 municípios do Triângulo Sul.