A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou, por unanimidade, projeto de resolução que autoriza a concessão de abono natalino aos servidores ativos do Poder Legislativo. O benefício será pago de forma excepcional no mês de dezembro de 2025, acrescido ao valor do tíquete-alimentação.
Conforme o texto aprovado, o abono será no valor de R$1.320 e creditado diretamente no cartão alimentação dos servidores no dia 20 de dezembro. A medida tem caráter pontual e não altera de forma permanente a política de benefícios da Casa.
De acordo com a justificativa apresentada, a concessão do abono reconhece o desempenho dos servidores da Câmara ao longo de 2025, destacando o comprometimento com a eficiência, a celeridade, a economicidade e o respeito à instituição legislativa no exercício das funções públicas.
Ainda segundo o Legislativo, o pagamento do benefício representa uma forma de valorização e incentivo aos servidores, considerando a contribuição dos profissionais para o funcionamento administrativo e para o suporte às atividades parlamentares.
Durante a votação, o presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), ressaltou que o abono se tornou possível graças à dedicação de todos os vereadores e dos servidores, que entenderam a necessidade de racionalizar os gastos durante um ano em que a Casa passa por dificuldades financeiras. Ele ressaltou que horas-extras deixaram de ser pagas e gastos de gabinetes dos vereadores foram cortados para que pudesse viabilizar o benefício para a categoria.
A Câmara informou que há dotação orçamentária específica e disponibilidade financeira para custear o abono, conforme atestado pelo ordenador de despesas da Casa. O projeto também segue as normas de técnica legislativa previstas na legislação federal que regulamenta a elaboração e redação das leis.