Ademir Nomelini faz alerta especial sobre pessoas que usam substâncias por indicação de amigos ou influencers: “cada organismo é diferente”
O consumo de suplementos alimentares e bebidas energéticas tem se tornado cada vez mais comum, especialmente entre jovens e pessoas que buscam melhorar o desempenho físico ou manter a disposição em meio à rotina intensa e às festas de fim de ano. No entanto, o uso sem orientação profissional pode trazer sérios riscos à saúde, alerta o nutricionista Ademir Nomelini.
Segundo o especialista, o principal erro está em colocar os suplementos como protagonistas da alimentação. “O carro-chefe sempre precisa ser a dieta, o plano alimentar. A suplementação pode ser importante, sim, mas somente após uma avaliação para entender a real necessidade de cada pessoa”, explicou, em entrevista ao Pingo do J.
Nomelini destacou que é comum pacientes chegarem ao consultório utilizando suplementos por conta própria, muitas vezes por indicação de amigos, influenciadores ou conteúdo da internet. “As pessoas veem alguém usando e acham que aquilo serve para elas também. Mas não é assim. Cada organismo é diferente e cada objetivo exige uma estratégia específica”, ressalta.
Um exemplo frequente, segundo o nutricionista, é o uso inadequado de suplementos voltados para ganho de massa por pessoas que precisam emagrecer. “Às vezes o paciente tem obesidade e está tomando um suplemento voltado para hipertrofia, para ganho de peso. Não faz sentido. O suplemento em si não é ruim, mas para aquele caso específico, ele não é indicado”, pontua.
Além dos suplementos, o nutricionista chama atenção para o consumo excessivo de bebidas energéticas, especialmente nesta época do ano. “A moçada está entrando de cabeça nos energéticos para ficar acordada mais tempo e aproveitar as festas. O problema é quando isso vira um hábito diário e ainda é misturado com bebida alcoólica”, alerta.
De acordo com Nomelini, o uso descontrolado dessas bebidas pode provocar efeitos graves. “O energético não foi feito para ser consumido todos os dias como se fosse parte da alimentação. Dependendo da quantidade e da associação com álcool, pode haver consequências inesperadas, como uma parada cardíaca”, afirma.
O nutricionista reforça que tanto suplementos quanto energéticos devem ser usados com responsabilidade e orientação adequada. “Eles podem ajudar, desde que sejam utilizados da forma correta, no momento certo e para o objetivo certo. Caso contrário, o que deveria ser um auxílio pode acabar se tornando um risco à saúde”, conclui.