GRATUIDADE

Ambulatório de medicina esportiva de Uberaba atua com atendimento parcial

O ambulatório foi criado para atender atletas uberabenses, de forma gratuita. e com profissionais de alto nível e conhecimento nas áreas de medicina, fisioterapia e nutrição, em 2018

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 31/07/2023 às 10:48Atualizado em 01/08/2023 às 09:38
Compartilhar
Ambulatório de Medicina Esportiva (Foto/Flickr/Prefeitura de Uberaba)

Ambulatório de Medicina Esportiva (Foto/Flickr/Prefeitura de Uberaba)

Inaugurado em 2018 com a premissa de atender gratuitamente atletas de Uberaba, o Ambulatório de Medicina Esportiva, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), não está com o atendimento normalizado. Atualmente, em razão dos problemas com obras, no local funciona o escritório da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), o que barra o uso integral do serviço esportivo.

A informação é do presidente da Funel, Luiz Medina, em entrevista à Rádio JM, nesta segunda-feira (31). Segundo ele, há equipe pronta para receber a eventual demanda, mas o serviço não pode ser feito de maneira completa.

"Estamos com a doutora Lara lá toda segunda-feira. Mas o ambulatório em si, com toda aparelhagem, não posso abrir, porque a UAI está lá dentro. Dentro do ambulatório é o escritório da UAI. E eu faço a maior questão de recebê-los lá, porque a UAI faz um trabalho esportivo e de lazer muito importante. O equipamento [ambulatório] está pronto. Todo atleta de Uberaba pode ter a primeira passagem pelo médico feita pela Funel, gratuitamente", revelou Medina.

À reportagem do JM, a Prefeitura de Uberaba esclareceu que "atendimento da medicina esportiva na Funel corresponde a uma médica [ortopedista], uma enfermeira e uma secretária, não sendo possível o atendimento em uma amplitude maior, pois o espaço físico está sendo ocupado momentaneamente para atender a UAI". Até o momento, em 2023, foram cerca de 600 atendimentos realizados.

O projeto. O ambulatório foi criado para atender atletas uberabenses, de forma gratuita. e com profissionais de alto nível e conhecimento nas áreas de medicina, fisioterapia e nutrição. Ele funciona a partir do momento em que o atleta lesionado se encontra em tratamento conservador, onde será  referenciado para continuidade do tratamento.

Por outro lado, caso o atleta necessite de tratamento cirúrgico, ele contará com a disponibilidade de atendimento no ambulatório pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contando com um dia semanal para o atendimento ambulatorial e tratamento cirúrgico de patologias ortopédicas.

Já os atletas que necessitarem de atendimento de urgência serão imediatamente conduzidos para o local de pronto atendimento, o médico será contatado para a realização do atendimento do paciente, e neste local serão realizados os exames médicos necessários para tratamento em fase aguda.

O fluxo de atendimento segue os seguintes critérios: o atleta deve ser cadastrado na Funel em ficha própria; deve passar anteriormente pelo médico com especialidade do esporte, se verificada possível lesão, e necessidade de exames ao Hospital Mário Palmério e Hospital Regional (exames, intervenções cirúrgicas e etc) e/ou o setor de fisioterapia diretamente (Funel); em caso de urgência ortopédica, o paciente será encaminhado para a UPA São Benedito, se necessário, deverá ser acionado a viatura do SAMU.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por