
As decisões da comissão serão registradas em ata e em processo administrativo próprio, assegurando transparência e imparcialidade (Foto/Divulgação)
A Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) instituiu a Comissão Permanente de Seleção, Retomadas Habitacionais e Atendimento a Situações de Risco Habitacional, com objetivo de ampliar a eficiência e a transparência nos programas habitacionais de Uberaba.
Segundo a presidente interina da Cohagra, Regiane Isidoro, a comissão terá atuação colegiada e caráter permanente, sendo responsável por analisar processos de seleção de beneficiários de empreendimentos habitacionais, retomadas de imóveis e situações emergenciais que envolvam famílias em áreas de risco.
“Com essa medida, fortalecemos a estrutura da Cohagra e ampliamos a proteção às famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo maior segurança e organização nos programas habitacionais do município”, afirmou Regiane Isidoro. A comissão também atende a uma determinação da prefeita Elisa de dar solução a casos de retomadas que se arrastam há anos.
De acordo com a portaria nº 06/2026, a criação do grupo busca garantir critérios técnicos, isonomia e padronização nos procedimentos, alinhando a atuação às diretrizes da política habitacional municipal e ao Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Entre as atribuições estão a análise prioritária de situações emergenciais, como riscos geológicos, estruturais ou ambientais, comprovados por laudos técnicos da Defesa Civil ou órgãos competentes.
As decisões da comissão serão registradas em ata e em processo administrativo próprio, assegurando transparência e imparcialidade. A portaria prevê ainda regras de impedimento para membros com vínculo ou parentesco com candidatos, reforçando a ética e a legalidade nas deliberações.