INVIÁVEL

Mãe denuncia falta de professor de apoio para filhos autistas em escolas públicas

Ela relata ausência de acompanhamento em 2025 e demora neste ano; SRE orienta comparecimento e Prefeitura diz que vai avaliar o caso

Débora Meira
Publicado em 15/02/2026 às 15:06
Compartilhar
Ela detalhou que, sem professor de apoio, a permanência do filho mais velho em sala de aula no ano passado foi inviável (Foto/Divulgação)

Ela detalhou que, sem professor de apoio, a permanência do filho mais velho em sala de aula no ano passado foi inviável (Foto/Divulgação)

Uma mãe de duas crianças autistas denunciou à Rádio JM a falta de professor de apoio nas escolas públicas de Uberaba, comprometendo o acesso à educação e o acompanhamento especializado de seus filhos. Segundo a denunciante, no ano letivo de 2025, seu filho de nove anos, autista nível 3 de suporte e com outras comorbidades, permaneceu sem professor de apoio na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes. Já este ano, seu filho de seis anos, autista nível 2 em progressão para nível 3, ingressou na Escola Estadual América e só teria acompanhamento do profissional após duas semanas. 

A mãe relatou dificuldades para matricular os filhos na escola mais próxima de sua residência, localizada na região do bairro Nossa Senhora do Abadia. “Inicialmente, realizei a pré-inscrição de meus dois filhos para a Escola América. Quando as vagas foram divulgadas, apenas um deles foi contemplado. Resido na região da Abadia e a Escola América é a mais próxima da minha residência, impossibilitando, por questões financeiras e logísticas, que meus filhos frequentem escolas mais distantes, pois não disponho de recursos para o transporte escolar, nem de condições de acompanhá-los em horários distintos”, ressalta. 

Ela detalhou que, sem professor de apoio, a permanência do filho mais velho em sala de aula no ano passado foi inviável. “No ano passado, precisei acompanhá-lo em sala de aula durante todo o período letivo, devido à ausência de professor de apoio. A diretora da escola informou que, apesar de um processo seletivo realizado, não houve contratação de profissionais para essa função, em junho e julho”, afirma. 

O filho mais novo, que apresenta problemas de saúde como cardiopatia, baixa visão e transtorno obsessivo-compulsivo severo, também enfrenta dificuldades. “Meu filho menor precisa de acompanhamento integral na escola, uma vez que não aceita permanecer em sala de aula sem a minha presença”, acrescenta. 

A mãe também relatou problemas no sistema de matrícula da rede estadual, que travou no momento de finalizar a inscrição do filho no quarto ano, impossibilitando a confirmação da vaga na Escola América.  

A mulher, então, está sem saber a quem recorrer. “Busquei auxílio na Secretaria Municipal de Educação, mas não obtive retorno. O Conselho Tutelar enviou um ofício ao Ministério Público, mas ainda não recebi resposta”, disse. 

Procurada pelo Jornal da Manhã, a Superintendência Regional de Ensino (SRE), responsável pelas escolas estaduais, informou que a mãe deve comparecer à superintendência. “Favor solicitar à mãe que compareça à SRE para podermos verificar no sistema a razão do não encaminhamento do irmão e como está a solicitação do professor de apoio, pois precisamos do laudo da criança para montar o processo e fazer a autorização. O aluno entrou na rede estadual este ano, se fosse continuidade, não seria necessária nova autorização”, destaca. 

A Prefeitura informou que irá analisar o caso. “O Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) fará a avaliação sobre a necessidade pedagógica do professor de apoio e manterá contato com os responsáveis para possíveis encaminhamentos”, finaliza em nota. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por