CALOR

Infectologista alerta para cuidados com a saúde no período do verão

Marconi Lima
Publicado em 12/02/2025 às 18:55
Compartilhar

Vitor Maluf diz que a intoxicação alimentar é um dos problemas mais frequentes no período mais quente do ano (Foto/Divulgação)

O outono tem início em 20 de março. Até lá, a estação é o verão e com ela algumas doenças são típicas, como viroses, chikungunya, zika, dengue, entre outras. Uma das situações que surgem com mais frequência nesse período é a intoxicação alimentar. A afirmação é do médico infectologista Vitor Maluf, acrescentando que a intoxicação alimentar pode ocorrer por vírus, toxinas bacterianas, ou infecções bacterianas.

De acordo com o médico, evitar self-service no fim do expediente é uma das orientações, quando os pratos do cardápio ficam expostos mais tempo. “Deve-se ir sempre no início e tomar cuidado com verduras e legumes crus, ingestão de ovo sem cozimento e evitar maionese, que pode contribuir para a intoxicação alimentar”, reforça.

Para prevenir insolação, o médico explica que, além de se hidratar e usar roupas leves, é preciso evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, em que há mais raios ultravioleta.

“Com crianças e idosos temos de ter mais cuidado, porque desidratam muito facilmente”, destaca. Verão, apesar de muita chuva, é quente e, por isso, o infectologista recomenda mais ingestão de água.

Outono

O verão se encerra no dia 20 de março, quando começa o outono de 2025, às 06h02, no Brasil. Esta estação do ano é também conhecida como equinócio de outono.

O outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno. É caracterizado pela queda da temperatura, pela diminuição da duração do dia e pelo aumento da duração da noite. A estação também marca a mudança de cor das folhas das árvores, que se preparam para o inverno. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por