NECESSÁRIO

Ao lançar obra de poços profundos, Codau anuncia mais dois para 2027

Marconi Lima
Publicado em 09/01/2026 às 21:24
Compartilhar
Evento de assinatura de ordem de serviço para perfuração de dois poços profundos foi realizado ontem no Recreio dos Bandeirantes (Foto/Divulgação)

Evento de assinatura de ordem de serviço para perfuração de dois poços profundos foi realizado ontem no Recreio dos Bandeirantes (Foto/Divulgação)

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) deve lançar, até o final deste ano, mais dois editais para contratação de empresa para perfuração de mais dois poços profundos. De acordo com o presidente da Codau, Rui Ramos, a medida está em estudo e o objetivo é que, em 2027, esses novos poços já estejam fornecendo água para o município.

Ramos falou sobre os novos investimentos durante a assinatura da ordem de serviço para perfuração de dois novos poços profundos, um no Recreio do Bandeirantes, junto ao Centro de Reservação (CR) 15, e o outro no Jardim Espanha, no CR-16.

“A nossa proposta é que esses poços (que serão licitados) entrem em operação já em 2027. Sabemos que nos próximos anos as temperaturas devem se elevar. Serão maiores do que as registradas no final de 2025. E, com o aumento na temperatura, o consumo aumenta. E temos certeza de que esses poços vão ajudar bastante até a conclusão da obra de captação de água no rio Grande”, assegurou Rui Ramos.

Ontem (9), durante a assinatura da ordem de serviço, Ramos disse que os dois novos poços começam a ser perfurados já em janeiro e, com a obra, a Codau pretende ampliar a capacidade de produção de água a partir do Aquífero Guarani. O valor contratado para cada obra é de R$4,6 milhões.

“Nós já temos cinco poços captando água, agora serão mais dois. E a água desses poços não precisa passar por tratamento, elas vão direto para o consumo. Então, será um auxílio muito grande no próximo período de estiagem”, ressaltou.

Atualmente, os cinco poços em operação produzem cerca de 240 litros por segundo, volume considerado essencial para equilibrar o sistema durante períodos críticos. Com os novos poços — além do de Ponte Alta, que está em fase final —, a autarquia espera ampliar em até 120 l/s a oferta de água no município.

“Nós temos certeza que, com esses investimentos, vamos diminuir o impacto da falta de água no município, no próximo verão. Sabemos que a solução definitiva é a captação de água no rio Grande. Mas comemoramos esse avanço na solução de curto prazo para a falta de água em Uberaba.

Fechamento. Apenas cinco dias após a Codau manter os reservatórios de água abertos, o sistema voltou a ser fechado às 21h de ontem, com abertura às 4h30 deste sábado (10), conforme previsto no Plano de Contingenciamento de Abastecimento.

Segundo a Codau, a decisão foi tomada após o índice de reservação voltar a cair para abaixo de 35% durante a noite, patamar que exige o fechamento total noturno dos reservatórios. Na quinta-feira (8), às 22h, o nível estava em 34%. Já na manhã dessa sexta-feira, às 6h, houve recuperação parcial, com a reservação chegando a 49,2%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por