
Continua sem definição a situação da Escola Municipal Uberaba em relação à entrega das salas cedidas pelo Sesc e que são devolvidas (Foto/Reprodução)
O chamamento público voltado à locação de imóvel para abrigar a Escola Municipal Uberaba não atraiu interessados. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que irá republicar o chamamento público, ampliando a divulgação, com o objetivo de atrair interessados que atendam às exigências técnicas e pedagógicas necessárias para o funcionamento da escola, sem prejuízo aos alunos.
Em nota, a Semed destacou que o processo de mudança da Escola Municipal Uberaba ocorre exclusivamente em razão da solicitação formal do proprietário do imóvel onde a unidade funciona atualmente. “Trata-se de uma decisão alheia à Prefeitura e que exige providências para garantir a continuidade das atividades escolares”, diz o texto.
Ainda conforme o comunicado, a Semed assegura que, desde o início, a prioridade da Secretaria é uma só: assegurar que a escola continue funcionando, mantendo sua história, sua identidade e a qualidade do ensino.
A Semed esclareceu que, em caso de não aparecerem interessados no novo chamamento, a legislação de licitações autoriza a Administração Pública a adotar outros procedimentos legais para garantir a continuidade do serviço educacional, sempre com responsabilidade, transparência e dentro da lei.
A secretaria garante que todo o processo está sendo conduzido com diálogo, informação clara e acompanhamento constante da comunidade escolar. Professores, pais e responsáveis seguirão sendo informados a cada etapa.
Em fevereiro do ano passado, a escola teve sua infraestrutura parcial temporariamente interditada, devido a problemas estruturais, que geraram risco de desabamento. As aulas na escola foram suspensas e os alunos, transferidos para outras salas na mesma instituição.
As aulas foram retomadas após a interdição parcial, com o retorno das atividades presenciais após os reparos e adaptações na edificação.
O anexo da escola cedido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) teve a devolução pedida. O imóvel possui quatro andares adaptados com rampas, portas e banheiros para pessoas com deficiência. A escola conta com biblioteca, laboratórios de informática e ciências, cozinha, sala de leitura e quadra de esportes.
A Prefeitura confirmou, no ano passado, que o prédio onde funciona parte da Escola Municipal Uberaba, no bairro Fabrício, será devolvido ao Sesc, proprietário do imóvel. O Executivo garantiu que a transição será feita com calma, planejamento e diálogo.
A presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), Thaís Villa, disse que soube do resultado, mesmo não tendo a Semed comunicado oficialmente a entidade sobre o desfecho da chamada pública.