Arnaldo Manoel Machado Borges (Foto/Divulgação ABCZ)
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realiza, nesta terça-feira (25), a eleição para composição da nova diretoria e dos conselhos Consultivo e Fiscal, que atuarão no triênio 2026–2028. A votação ocorre no Salão Nobre da sede da entidade, em Uberaba, das 9h às 18h, com voto secreto.
O pleito ocorre com chapa única, denominada “ABCZ em Ação”, liderada por Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. Associados de outras regiões do país enviaram seus votos por correspondência. Os envelopes já foram recebidos, conferidos e depositados nas urnas, que serão abertas apenas no momento da apuração.
O procurador jurídico da ABCZ, Frederico Diamantino, reforça que o processo eleitoral segue integralmente as normas estatutárias. Ele lembra, que não há possibilidade de voto por procuração e que cada associado tem direito a apenas um voto. “Quem enviou o voto por correspondência não poderá votar novamente no dia da eleição”, afirma.
A diretoria eleita assume no dia 1º de janeiro de 2026. Arnaldo Manuel, candidato à presidência, é médico-veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Natural de Uberlândia, tem 72 anos e é responsável pela Fazenda Ipê Ouro, referência na seleção das raças gir, nelore e sindi, trabalho desenvolvido ao lado dos filhos, também médicos-veterinários, e com a colaboração dos demais integrantes da família.
A atuação de Arnaldo Manuel na ABCZ soma 47 anos. Ele iniciou sua trajetória em 1978, como membro do Conselho Técnico da raça gir, e ocupou diferentes funções ao longo das décadas. Foi superintendente técnico entre 1982 e 1986, período em que o PMGZ foi criado, em parceria com a Embrapa; integra o Colégio de Jurados desde 1983, e presidiu a ABCZ entre 2016 e 2019. O trabalho da família representa a continuidade de uma tradição iniciada em 1980, ligada à seleção da marca R, herdada de seu avô, Rodolfo Machado Borges, fundador da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro (SRTM), precursora da própria ABCZ.