A Ecovias Minas Goiás completou, em 8 de janeiro, 12 anos de concessão da BR-050, rodovia que liga Cristalina, em Goiás, a Delta, em Minas Gerais. Ao longo desse período, a concessionária investiu R$2,9 bilhões em obras, conservação, tecnologia e serviços, em um trecho de 436,6 quilômetros por onde circulam, em média, mais de 71 mil veículos por dia.
Para este ano, em Uberaba, a Ecovias Minas Goiás garantiu para março a entrega de duas passarelas, que estão em implantação no trecho urbano da BR-050. O prazo foi reprogramado em razão de ajustes no processo de produção das estruturas. Inicialmente, as passarelas seriam entregues no final do ano passado.
A concessionária também confirmou que a obra no viaduto próximo ao terreno do antigo clube Cascata, com início previsto para maio, deverá ser concluída em outubro deste ano. Também está confirmada intervenção no entroncamento da BR-050 com a BR-262, na região do bairro Jardim Maracanã, com início da obra previsto para novembro.
Entre as principais entregas da concessão estão 218 quilômetros de pistas duplicadas, 36 dispositivos de retorno, quatro passarelas e a implantação e recuperação de milhares de quilômetros de sinalização vertical e horizontal. Um dos marcos recentes foi a conclusão da duplicação total do trecho sob concessão, com a entrega da travessia urbana de Catalão (GO), tornando a BR-050 100% duplicada nesse segmento.
No atendimento aos usuários, a concessionária contabiliza cerca de 1,1 milhão de atendimentos realizados em 12 anos, com serviços de apoio mecânico, socorro médico, guincho, combate a incêndios e monitoramento 24 horas.
A Eco Minas Goiás destacou que, além das melhorias na infraestrutura, a concessão também gera retorno econômico para os municípios do entorno. O repasse de ISSQN arrecadado com o pedágio já soma mais de R$122 milhões destinados a nove cidades de Minas Gerais e Goiás, recursos que podem ser aplicados em áreas como saúde, educação e infraestrutura.