PROEMINENTE

Ex juiz da Comarca de Uberaba recebe a Medalha Santos Dumont

Marconi Lima
Publicado em 21/11/2025 às 20:34
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Ex-juiz da Comarca de Uberaba, Fabiano Rubinger de Queiroz, hoje desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi condecorado com a Medalha Santos Dumont 2025, no grau Prata. A cerimônia foi realizada na Villa Foncã, em Santos Dumont, na Zona da Mata. A honraria reconheceu 130 personalidades e instituições que se destacaram em Minas Gerais e no Brasil.

A cerimônia marcou os 152 anos de nascimento do inventor mineiro Alberto Santos Dumont. Personalidades e entidades foram condecoradas nos graus Ouro, Prata e Bronze.

Entre outros agraciados com a honraria, estiveram o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Paulo de Tarso Morais Filho e o general de Divisão Adriano Fructuoso da Costa, comandante da 4ª Região de Polícia Militar. A lista inclui desembargadores, juízes, promotores e procuradores, além de autoridades que atuam pelo desenvolvimento de Minas Gerais e do país.

A cerimônia também reconheceu oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. Generais, coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, suboficiais, sargentos e comandantes de unidades estratégicas estão presentes na lista, que reconhece a relevância dos setores da defesa e segurança pública para o Estado.

Oradora oficial da medalha, a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), coronel BM Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, destacou a importância da comenda para os homenageados.

Prefeitos e gestores municipais também integram a relação de homenageados, além de profissionais da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PUC Minas, como pró-reitores, diretores de unidades e professores. Deputados estaduais, dirigentes de órgãos de controle e representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE–MG) também figuram entre os homenageados.
Instituições como a Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), a Fábrica de Nanossoluções (FabNS) e o Instituto Plenum Brasil completam o grupo de agraciados.
Criada em outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont celebra o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906, em Paris. O inventor mineiro é reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A condecoração pode ser entregue a autoridades políticas, aviadores civis e militares, profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da aviação no país, instituições públicas e privadas, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea.
A honraria é regida por um conselho permanente composto por 22 membros e presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por