Proposta prevê benefícios fiscais e urbanísticos para atrair moradores e novos empreendimentos; texto deve ser enviado à Câmara ainda este ano
(Foto/André Santos/PMU)
A Prefeitura de Uberaba faz nesta terça-feira (24), a apresentação para o setor empresarial do projeto de incentivos a empresas e moradias na área central de Uberaba. O evento está programado para o auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), às 18h, e é aberto à participação de todos os segmentos.
A prefeita Elisa Araújo (PSD) fará a apresentação do projeto, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Celso Neto; da secretária de Planejamento, Fúlvia Mendes; e do secretário- adjunto da Fazenda, Nilson Grossi.
Uma minuta do projeto já foi elaborada, mas a Prefeitura destaca que o processo ainda é de construção, por isso a realização da reunião, onde sugestões devem ser colhidas junto aos participantes. Conforme o Executivo municipal, o projeto visa combater o esvaziamento populacional e a perda de dinamismo comercial na região, oferecendo incentivos fiscais e urbanísticos, para atrair novos moradores e empreendimentos.
Entre os principais aspectos do projeto, destaca-se a revitalização urbana, econômica e social. A iniciativa busca a reocupação completa da área central. Também estão previstos incentivos fiscais e urbanísticos. O programa prevê a concessão de benefícios para quem investir na reabilitação ou construção de imóveis na região delimitada. Para ser aplicado no próximo ano, a proposta deve ser encaminhada à Câmara Municipal e aprovado ainda no atual exercício.
Em recente entrevista à Rádio JM, o secretário Celso Neto disse que foram detalhadas as ruas e avenidas históricas que poderão receber os benefícios fiscais previstos na proposta. Ele acrescentou ainda, que outras ideias estão em discussão para a revitalização, que incluem calçadão estendido, preenchimento imobiliário e ciclofaixas, visando mais acessibilidade, segurança e mobilidade.
Neto ressaltou, que o projeto faz parte de um esforço mais amplo do governo municipal, que inclui outras ações para fomentar a economia local e regularizar áreas para moradia e empreendimentos, como a aprovação de projetos de lei voltados ao desenvolvimento e o Programa Desenvolve Uberaba.