REPERCUSSÃO

Prisão de Bolsonaro tem opiniões divergentes de líderes partidários

Presidentes dos partidos do ex e do atual presidente adotam a defesa da democracia, com pontos de vista divergentes, ao analisarem a prisão de Bolsonaro

Marconi Lima
Publicado em 22/11/2025 às 12:20
Compartilhar
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal, na manhã deste sábado, em Brasília (Foto/Reprodução)

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal, na manhã deste sábado, em Brasília (Foto/Reprodução)

Dirigentes partidários locais se manifestaram sobre a decretação da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na manhã desse sábado (22), por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A presidente do PL, partido de Bolsonaro, e o presidente do PT, sigla do presidente Lula, divergem quanto as definições de democracia.

Presidente do PL local, a vereadora Ellen Miziara, manifestou-se através de redes sociais sobre a ação decretada pelo ministro do STF. Segundo a parlamentar, o sábado foi um dia triste. “Hoje, a palavra ‘democracia’ parece ecoar vazia, como se tivéssemos perdido o sentido mais profundo do que significa viver sob a lei e os direitos. Ver um ex-presidente preso preventivamente — sem sentença definitiva, mas sob a acusação de golpe — levanta perguntas incômodas: que democracia é essa?”, escreveu.

“O que muitos brasileiros estão sentindo é que o que se vê hoje não é justiça, mas vingança disfarçada de legalidade”, frisou a parlamentar.

Para Ellen Miziara, quando decisões passam a ser guiadas pela narrativa e não pela prova incontestável, deixa de existir o estado de direito e passa a existir perseguição política.

Já o presidente do PT de Uberaba, Roberto Santos Nogueira, destacou que o momento é de celebrar o fortalecimento à democracia e a firmeza das instituições para a estabilidade. “A prisão do ex-presidente Bolsonaro não é motivo de comemoração, não se comemora a prisão de ninguém. Ele foi condenado e agora preso, em consequência dos atos por ele cometidos. O que devemos comemorar neste dia, é o fortalecimento de nossa democracia e das nossas instituições, que se mostram firmes no cumprimento de seus deveres constitucionais”, ressaltou.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro cumpria prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após o descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por