Bruno Zanata revela que desde o início do novo fluxo, entre mais de 200 monitorados, apenas dez precisaram ser internados (Foto/Unimed Uberaba)
Ao atingir a marca de 500 atendimentos a casos de dengue por semana, a direção do Hospital Unimed Uberaba criou um fluxo para que o paciente possa manter o tratamento em casa sob monitoramento da equipe clínica. Entre mais de 200 pacientes monitorados desde o dia 28 de março, quando houve a mudança, até o dia 8 deste mês, apenas dez precisaram ser internados.
O gerente executivo do Hospital Unimed Uberaba, Bruno Zanata, explica que a medida tem o objetivo de evitar que o paciente precise vivenciar novamente todo o processo pelo qual passou, quando recebeu diagnóstico positivo, bem como evitar a internação com a continuidade do tratamento em casa. Na hora, o médico já agenda novo hemograma em 48 horas, para o controle das plaquetas.
O paciente recebe o termo com a data, as orientações e os cuidados a ser mantidos em casa, e os endereços dos laboratórios. Assim, o processo já fica pronto, apenas à espera da chegada do paciente. Diariamente, o infectologista, Dr. Guilherme Henrique Machado, responsável pelos serviços de atenção domiciliar da Unimed, verifica o relatório com os pacientes monitorados. Ele faz a análise de exames anteriores e os atuais.
Quando os resultados não apresentarem alterações importantes, é feito contato com o paciente para informar que está tudo bem e reforçar a manutenção dos cuidados. Havendo necessidade, o próprio médico fará contato para que o paciente retorne e seja internado.
Ao chegar à recepção do Pronto Atendimento, o paciente será encaminhado rapidamente para a internação. O que poderia demorar três/quatro horas, ocorre em alguns minutos.
O diretor do Hospital Unimed, Dr. Djalma Antonio Abrão Junior, destaca que esta é uma das medidas que objetivam propiciar uma jornada completa de forma ágil sem comprometer a qualidade dos serviços.