A pesquisa “Impactos das redes sociais na saúde mental de jovens: um estudo bibliográfico”, realizada por Rafaela Fernandes Santos Dias, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, sob a orientação do docente Alberto Lopo Montalvão Neto, do Departamento em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (DECMT/UFTM), foi aceita para publicação, sem ressalvas, na “Revista Transmutare”.
A “Revista Transmutare” tem como foco e escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais, constituindo-se em um espaço para socialização de pesquisas, estudos e experiências na área da Educação e, ainda, visa promover o debate e a reflexão sobre temas relacionados às práticas escolares cotidianas, aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do professor, assim como todos os assuntos que se desdobram e se relacionam ao desenvolvimento profissional docente nos diferentes níveis de ensino.
Leia também: UFTM mantém valor do Restaurante Universitário em R$ 6,50, apesar de reajuste contratual
O artigo, cuja metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e descritiva, deverá ser publicado no próximo número da revista.
“Acredito que a publicação de um artigo científico é um desafio para qualquer pesquisador, mesmo os mais experientes. O fato de uma estudante do Ensino Médio, proveniente de escola pública, realizar uma investigação e culminar na publicação de artigo científico em periódico é algo motivador e enriquecedor, pois transcende barreiras acadêmicas e dialoga com a comunidade escolar. Sabemos dos atuais desafios que atravessam a Educação Básica, por isso considero a questão inspiradora”, afirmou o orientador.
A pesquisa iniciou-se no segundo semestre de 2024, por meio de aprovação do projeto no “Edital 17/2024 - Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq”. Intitulado “Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental dos Jovens na contemporaneidade”, o projeto em desenvolvimento foi contemplado com bolsa CNPq e tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio da escola que a bolsista Rafaela estuda.
O principal objetivo do estudo é analisar os impactos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes, considerando tanto os aspectos negativos quanto os possíveis caminhos para um uso mais saudável desses recursos tecnológicos.
O interesse pelo tema partiu da própria estudante envolvida na pesquisa que se preocupou em investigá-la. “Essa experiência está sendo uma novidade para mim, uma grande responsabilidade, mas também fortalece minha capacidade de desenvolvimento de pesquisas e escrita. Escolhi esse tema por estar presente tanto na vida acadêmica quanto na minha vida pessoal e por ser algo recorrente na sociedade adolescente e na rotina do jovem contemporâneo. O desenvolvimento me fez pesquisar mais a fundo sobre esse assunto e despertou um sentimento de querer contribuir cada vez mais por meio do conhecimento que adquiri”, concluiu Rafaela.