Segundo o Diário do Comércio, ao menos 10 empresas já apresentaram propostas ao governo federal para se instalar em Uberaba (Foto/Divulgação)
O jornal Diário do Comércio destacou Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. Conforme a publicação, especializada em economia, a ZPE local deve superar R$5 bilhões em investimentos no curto a médio prazo. O projeto busca se transformar em um dos maiores hubs de data centers do país, atraindo empresas a partir de isenções tributárias e interiorizando o setor de tecnologia, que hoje se encontra próximo às capitais.
Em janeiro deste ano, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, disse ao Jornal da Manhã que seis empresas já enviaram solicitação ao governo federal para darem início às obras de instalação na ZPE. A informação foi repassada com base nos dados do relatório recebido na fase de transição no comando da pasta.
Leia também: Cemig bate recorde de investimentos e destina mais de R$ 5,7 bilhões para Minas em 2024
Além das empresas que estão avançadas nos trâmites para a instalação na ZPE e aguardam apenas o aval do governo federal, Celso posicionou que outras interessadas devem formalizar o pedido ainda no primeiro semestre de 2025.
Conforme o Diário do Comércio, a vantagem da estrutura em Uberaba mira nos principais gargalos do setor tecnológico: ampla disponibilidade de área para servidores e maquinário, fornecimento de energia em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), além de benefícios tributários.
O jornal diz ainda que a zona de exportação, única do segmento na região Sudeste, já conta com dez empresas em negociações avançadas para se instalarem no local. Até meados de junho, as marcas devem ser aprovadas pelo governo federal para o início das obras na ZPE.
Dentre os pré-requisitos para compor a ZPE, estão a vocação para a exportação, que deve ser responsável por pelo menos 80% da receita bruta do negócio. A empresa também deverá demonstrar o potencial na geração de empregos, além do impacto positivo na cadeia produtiva local. A aprovação é realizada pelo governo federal junto ao conselho de ZPEs.