EM BUSCA DO REAJUSTE

Trabalhadores da Codau manifestam nesta terça em busca do reajuste salarial

Além da manifestação desta tarde, os trabalhadores da Codau estarão em plenário nesta quinta-feira em busca de ajuda dos vereadores

Dandara Aveiro/Redação
Publicado em 08/04/2025 às 10:33Atualizado em 08/04/2025 às 11:01
Compartilhar
Categoria se reuniu no CR 2 nesta manhã, onde ficou definida a mobilização a partir das 13h (Foto/Divulgação)

Categoria se reuniu no CR 2 nesta manhã, onde ficou definida a mobilização a partir das 13h (Foto/Divulgação)

Além de mobilização no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba nesta tarde (8), trabalhadores da Codau estarão em plenário na quinta-feira (10), em mobilização pelo reajuste salarial pleiteado e não concedido pela administração. Ao Jornal da Manhã, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Uberaba, Adelair Donizete Ribeiro, informou que busca manifestações pacíficas para sensibilizar a prefeita Elisa Araújo, mas caso não haja negociação favorável, a paralisação dos trabalhos não está descartada.  

Adelair explica que o interesse da categoria é converter o reajuste salarial, já que a proposta do governo foi 0%, sem contemplar nem mesmo a recomposição inflacionária. Antes de se falar em paralisação do serviço, o Sindae busca manifestações pacíficas, como a que está programada para a tarde desta terça-feira.  

Além disso, a categoria foi convidada a estar em plenário junto aos vereadores na sessão de quinta-feira (10). “Nós vamos dar um apoio hoje à tarde para o Luiz Carlos, que é o presidente do SSPMU, e fazer uma mobilização na porta da Prefeitura a partir das 13h. Ficou definido entre nós que vamos esperar uma resposta, que vai existir na quinta-feira. Nós fomos convidados a participar de uma reunião na Câmara Municipal e vamos observar o que eles vão nos dizer. A partir disso, vamos começar a fazer uma mobilização. Em um dia nós vamos parar por uma hora, no outro dia nós vamos parar duas horas, e se não ficar definido nada, nós vamos entrar em um movimento de greve”, relata o líder sindical. 

A depender do posicionamento da prefeita Elisa Araújo e dos demais parlamentares, os sindicalistas podem iniciar uma mobilização escalonada. A proposta debatida prevê paralisações progressivas, com suspensão das atividades de forma gradual.  

“Nós estamos tentando fazer tudo pacífico, tranquilo, com cautela. Não estamos aqui para iniciar uma greve, estamos aqui para uma negociação que está muito difícil. A prefeita não está querendo ceder o aumento salarial e a gente está no aguardo. Mas vamos esperar até quinta-feira, na reunião com os vereadores”, finaliza Adelair. 

Ainda nesta terça, os trabalhadores da Codau devem se unir a uma mobilização convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), marcada para as 13h, em frente à Prefeitura de Uberaba. O ato contará com o apoio do presidente, Luís Carlos dos Santos, e pretende fortalecer a pauta do funcionalismo público, também frustrado com o reajuste zero. 

A insatisfação começou após a negativa da administração municipal em conceder reajuste salarial e aumento no tíquete-alimentação neste ano. A categoria reivindicava 10% de aumento nos salários e 15% no tíquete, mas as solicitações foram rejeitadas em reunião com a direção da companhia, no dia 31 de março. Desde então, servidores vêm se reunindo em assembleias para definir os próximos passos. A decisão negativa do Executivo se baseou em um parecer do Comitê de Gestão Eficiente, alegando inviabilidade orçamentária e financeira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por