(Foto/Divulgação)
O Comitê de Inovação de Uberaba realizou, nessa quinta-feira (8), a primeira reunião do ano, reunindo representantes de diversas secretarias municipais, da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e do Parque Tecnológico. O encontro teve como foco o debate de ações voltadas à modernização dos serviços públicos e ao fortalecimento da cultura de inovação no município.
Entre os temas discutidos esteve a possível adoção do programa Aprova Digital, por meio de parceria gratuita com o Banco do Brasil. A iniciativa pode trazer mais agilidade, transparência e eficiência aos processos administrativos da Prefeitura. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, o objetivo do comitê é identificar soluções inovadoras já utilizadas no Brasil e no exterior e avaliar sua adaptação à realidade local. “A ideia é avançar para um serviço público mais inovador, próximo da população e com respostas mais rápidas às demandas”, afirmou.
A gerente do Parque Tecnológico e do Centro de Inovação, Núbia Ferreira, destacou que a reunião foi produtiva e permitiu alinhar metas e ações para o ano. De acordo com ela, o foco está no aprimoramento tecnológico e na melhoria do atendimento ao cidadão.
Criado em outubro do ano passado, o Comitê de Inovação tem como atribuições analisar projetos e propostas na área de tecnologia, acompanhar a participação do município em programas de transformação digital e propor mecanismos de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. O decreto de criação foi publicado no Porta-Voz.
A composição do comitê inclui representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, como Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Procuradoria-Geral, Secretaria de Administração, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Fazenda, Chefia de Gabinete e Codiub. O colegiado é presidido pelo secretário Celso Neto.